Renault confirma investimentos de R$ 1,1 bi por novos produtos
Motor turbo, lançamento de modelos elétricos e renovação de Sandero e Logan estão na lista

A Renault anunciou um novo ciclo de investimentos no país para renovar os consagrados Logan e Sandero, lançar um Mini utilitário esportivo e também um novo modelo médio além de introduzir dois carros elétricos no país. Além disso, a montadora de origem francesa lançará alguns carros até o próximo ano e veículos elétricos também fazem parte do pacote de novidades.
Sandero e Logan renovados
Tanto o Sandero quanto o Logan foram renovados para o mercado europeu, onde são comercializados pela Dacia, marca de baixo custo do Grupo Renault. Por lá, ambos ganharam um visual mais esportivo no início do ano mas ainda devem demorar um pouco para chegar aqui.
Em relação a motorização os modelos europeus tem opção do motor Sce 1.0 aspirados de três cilindros de 65 cv, o mesmo que é vendido aqui. Contudo, no velho continente existe a opção de um motor turbo de 90 cv de potência, associado a um câmbio manual de seis velocidades ou CV. Os modelos contam com outra versão de 1.0 TCe de 100 cv de força. Vale ressaltar que o modelo é feio sobre a plataforma CMF-B.
SUVs com mudanças a caminho
Duster deve ganhar motor turbo e novo SUV estaria a caminho também. No entanto, o SUV deverá ganhar o motor 1.3 turbo de 130 cv de potência, que é desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz.
A Duster Oroch é uma picape derivada da Duster. Por isso, passará por alterações estéticas para ficar parecida com seu “irmão” crossover. Além disso, também deverá contar com o motor 1.3 turbo de 130 cv de força.
O novo Captur deve ser o primeiro turbinado a ser lançado ainda neste ano. O utilitário esportivo deverá seguir as características do Kaptur, que é o mesmo carro, só que vendido na Rússia. Por lá, o modelo ficou mais arrojado e, também, ganhará o motor 1.3 turbo.
Outra novidade que devemos ter por aqui é um Crossover médio para concorrer com Jeep Compass, Volkswagen Tiguan Allspace, Chevrolet Equinox, Toyota RAV4, Caoa Chery Tiggo 7 e Hyundai ix35.
O modelo que foi apresentado pela Dacia, tem o nome de Bigster e antecipa um crossover acima do Duster e Caputr para os próximos anos. Porém, ainda não há previsão de lançamento.
Mini SUV Kiger
Recentemente, a Renault revelou na Índia uma mini SUV, o Kiger. O carro será desenvolvido na plataforma CMF-A+, a mesma do Kwid. O utilitário esportivo tem 3,991 metros de comprimento, 1,750 metros de largura, 1,600 metros de altura e 2,500 metros de entre-eixos. O porta-malas tem 405 litros.
A motorização será 1.0 de três cilindros aspirado, que entrega 72 cv de potência, mas também haverá uma opção 1.0 turbo de três cilindros de 100 cv de potência com torque de 16,3 kgfm. A transmissão pode ser manual ou automatizada ou CVT automática.
Elétricos confirmados
A montadora ainda planeja que até 2025 35% de seus veículos sejam híbridos e elétricos. Para o Brasil está confirmada a chegada do novo Renault Zoe, que já tem mais de 300 unidades emplacadas no país. Outros modelos que devem ganhar uma nova geração por aqui são o Twizy e o Kangoo Z.E, além do novo Twingo, que rivalizará com o Fiat 500e.