Renault Sandero ganha opção de motor híbrido na Europa
Compacto tem opções 1.0, 1.2 GLP e 1.8 Hybrid

A Dacia lança nesta semana na Europa o Sandero e também a variante esportiva Stepway com novo visual e nova motorização híbrida. Diferente do que já temos em alguns carros no Brasil com um sistema híbrido leve que ainda não chegou aos Renault, o Dacia Sandero e Stepway ganham novo motor.
No visual há nova dianteira com LED em pixels, molduras mais largas nas caixas de roda, uma faixa central na tampa do porta malas e novas lanternas. As mudanças são diferentes conforme os modelos mas não se trata de uma nova geração: os carros na verdade mudam bem pouco.
O motor Hybrid é a grande estreia. O 1.8 aspirado a gasolina agora é combinado com dois motores elétricos que soma 160cv e 17,3kgfm de torque. O consumo é animador e chega a 22km/l no ciclo urbano.
Mas o motor 1.0SCe que temos por aqui de uma forma mais simplificada no Kwid com 65cv segue sem mudanças. O TCe é 1.0 turbo com 100cv e também segue como opção assim como a versão 1.2 a GLP (gás liquefeito de petróleo).
O interior também recebe novos revestimentos que são de tecido nas versões básicas chegando até um tipo de couro sintético que a marca chama de “Microcloud TEP”, nova alavanca de câmbio (igual a do nosso Kardian), novo painel digital e multimídia atualizada. Mas nas versões de entrada como a Expression o carro tem só clipes para fixar o celular.
Na Europa as versões completas tem câmera 360, sensor dianteiro, pacote ADAS entre outros. A básica tem somente alerta e frenagem Automáticos que são padrão e exigência da União Europeia.
Na Europa o Sandero é o carro mais vendido desde 2024. Por ser mais barato, além de ter espaço interno interessante e mecânica simples, o Dacia Sandero e Stepway ganha fôlego para mudar.
Mas e o Kardian? Por hora não temos nem sinal de um motor híbrido leve no Renault Kardian. O próprio Boreal não terá inicialmente opção híbrida enquanto vários segmentos oferecem eletrificação no mercado nacional.