Renda das famílias mais pobres cai 21% durante a pandemia da Covid-19

De acordo com o levantamento, 11,5% da queda ocorreu decido o aumento do desemprego

[Renda das famílias mais pobres cai 21% durante a pandemia da Covid-19]

FOTO: Reprodução

Desde o fim de 2019, a pandemia do novo coronavírus favoreceu a queda de 21,5% dos ganhos das famílias brasileiras de baixa renda, segundo o estudo divulgado pela FGV Social.

De acordo com o levantamento, a renda individual média do brasileiro, incluindo informais, desempregados e inativos despencou 9,4%. Entre os 10% mais ricos, a queda foi 7,16%, valor dois terços menor do que o observado na metade mais pobre da população.

Os dados ainda mostram que, 11,5% da queda dos ganhos das famílias mais pobres ocorreu por conta do aumento de desemprego. Além disso, um número expressivo de trabalhadores se retirou do mercado sem perspectiva de encontrar ou ingressar em alguma função durante a crise sanitária.

Segundo o estudo da FGV (Fundação Getulio Vargas), os moradores da região Nordeste tiveram uma queda na renda de (-11,4%), as mulheres que tiveram jornada dupla de cuidado das crianças em casa (-10,35%) e os idosos com 60 anos ou mais (-14,2%) lideram as perdas de renda no período da pandemia.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das Mães: história real sobre tentativas, perdas e a realização de um sonho! ]

No livro "Todas as minhas mortes", Paula Klien apresenta uma narrativa visceral que retrata todas as vezes em que precisou renascer

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!