Renda per capita brasileira teve a maior queda da série histórica em 2020
País teve recuo de 4,8%

Foto: Reprodução/Mercado e Consumo
O tombo recorde do PIB em 2020 fez a renda per capita brasileira cair no maior ritmo da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em 1996. Nos dados referentes ao ano passado, informados nesta quarta-feira (3) o instituto, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Brasil foi de R$ 35,172, o que representa um recuo de 4,8%.
A economia brasileira sofreu uma retração de 4,1% em 2020 e o PIB, que é o conjunto de bens e serviços disponíveis ao longo do ano, fechou o ano somando R$ 7,4 trilhões. A crise e o aumento do desemprego foram um duro golpe na renda das famílias brasileiras, que reduziram o seu consumo em 5,5% no ano passado. Foi a maior queda já registrada na série histórica do IBGE.
O distanciamento social necessário para o controle da pandemia destruiu postos de trabalho informais, afetando a renda das famílias. Setores que são fortes geradores de emprego, como construção civil, tiveram quedas expressivas. Na construção, o recuo foi de 7% e refletiu, segundo o IBGE, uma retração nas obras de infraestrutura, normalmente um cargo do governo.