Renegociação do Fies fica disponível a partir desta terça-feira (7)
Programa do governo federal que financia mensalidades em instituições de ensino superior privadas

Foto: Agência Brasil
Os estudantes com dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão começar a renegociar o saldo nas agências do Banco do Brasil e da Caixa, na terça-feira (7). O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
Segundo Santana, uma resolução para permitir o atendimento será publicada. “Na quarta-feira, o presidente sancionou. Quinta foi feriado. Na sexta, foi realizada a reunião do grupo gestor do Fies. [...] Era para iniciar hoje, mas vamos aguardar a publicação no DOU [Diário Oficial da União] para que, a partir de amanhã, possa se iniciar o atendimento”.
O atendimento também pode ser feito por telefone. “Tanto a Caixa quanto o Banco do Brasil vão realizar os atendimentos via 0800, por telefone também. E estão preparando o sistema para que a gente possa operacionalizar as renegociações a partir já deste mês", explicou.
De acordo com o governo, a depender do contrato e das condições do aluno, a renegociação pode abater até 99% do montante principal da dívida e 100% dos juros e multa.
O Fies é um programa do governo federal que financia mensalidades em instituições de ensino superior privadas com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


