• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Reservatório da Hidroelétrica de Sobradinho atinge 70% da capacidade

Reservatório da Hidroelétrica de Sobradinho atinge 70% da capacidade

Vazão corresponde à metade do que pode ser praticada no rio São Francisco

Por Da Redação
Ás

Reservatório da Hidroelétrica de Sobradinho atinge 70% da capacidade

Foto: Divulgação

O volume útil de água armazenada no reservatório da Hidroelétrica de Sobradinho atingiu 70% da capacidade. A marca, atingida no último domingo (6), é a maior desde 2020, quando esteve no percentual de 94% em maio daquele ano.

Mesmo com a defluência alta, de 4.000 metros cúbicos por segundo (m³/s), o volume útil continua aumentando, já que o pico da cheia provocada pelas chuvas do início de janeiro em Minas Gerais segue atravessando a Bahia, mais precisamente os municípios de Sítio do Mato, Paratinga e Ibotirama. Em Bom Jesus da Lapa o nível começou a recuar neste fim de semana, após atingir 9,20 metros (m).

Em nota, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela operação da usina, informou que vai manter a liberação de água no mesmo patamar, sem data para diminuir a vazão.

O Submédio ao Baixo São Francisco, até a hidroelétrica de Xingó, na divisa de Alagoas e Sergipe, também tem registrado os mesmos números. O aumento do volume de água afetou municípios como Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco. O avanço do rio pelas margens fez com que ribeirinhos precisassem deixar suas casas.

Segundo a estatal, a vazão praticada atualmente corresponde à metade do que pode ser praticada no rio, seguindo as regras de controle de cheias.

No entanto, apesar da cheia ter perdido força em Minas Gerais, muita água ainda chega em Sobradinho. A afluência média das últimas 24 horas foi de 6.070 m³/s, maior valor desde março 2007.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário