Reservatórios de hidrelétricas devem terminar o ano em uma situação “preocupante”, diz ONS

Reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste estão com apenas 30% da capacidade para enfrentar os próximos meses

[Reservatórios de hidrelétricas devem terminar o ano em uma situação “preocupante”, diz ONS]

FOTO: Agência Brasil

Segundo uma avaliação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), mesmo com as medidas para evitar racionamento, os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste devem terminar o ano em uma situação “preocupante”, embora suficiente para assegurar o fornecimento de energia em 2021.

Os reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste são responsáveis por cerca de 70% de toda a energia produzida no país.

Durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados nesta semana, o diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, afirmou que, se o plano de ações desenhado pelo governo e órgãos do setor for bem-sucedido, esses reservatórios devem chegar a novembro com 10,3% da capacidade. Será o menor nível mensal em 20 anos. Caso as ações não surtam efeito, o nível dos reservatórios pode cair para 7,5%. 

Atualmente, os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste estão com apenas 30% da capacidade para enfrentar os próximos meses, que serão de seca nessas regiões. Já para garantir o fornecimento de energia em dezembro e em 2022, o ONS conta com o período chuvoso para encher os reservatórios, além de outras medidas.


Comentários