'Resposta para o Brasil é curso técnico profissionalizante', diz ministro da Educação
Milton Ribeiro revelou nesta terça-feira que Fies e Prouni serão reeditados

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou na tarde desta terça-feira (16), que a resposta para o Brasil é a oferta de cursos técnicos profissionalizantes. Em entrevista à CNN Brasil, ele disse que o ministério solicitou 23% de aumento das verbas discricionais para instituições federais e 17% para as universidades públicas, no entanto, anunciou que o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e o Programa Universidade para Todos (Prouni) passarão por uma reeditação.
"A resposta hoje para o Brasil é curso técnico profissionalizante. Eu não tenho como falar diferente e nem tenho compromisso com o erro. Hoje, se você tiver um diploma de um curso superior, isso não garante empregabilidade. E eu tenho informações recentes que há 600 mil vagas abertas de técnicos profissonais. Falta mão de obra especializadas nas indústrias de nível técnico", disse o ministro.
Ao ser questionado se não há possibilidade de manter as instituições públicas e o acesso às universidades privadas, através do Fies e Prouni, Ribeiro pontuou que não vai assumir a função de destruir os sonhos das pessoas que querem se tornar doutor. "Não quero tirar essa oportunidade de jovens que pleiteiam. Mas quero crer que a resposta para agora é essa", disse ao se referir aos cursos técnicos.
Segundo o ministro, apesar do Fies ter o lado humano de financiamento dos estudos para as pessoas que não possuem condições financeiras, há uma inadimplência de mais de 50%. "O aluno pega o dinheiro emprestado do governo, mas não consegue pagar porque ele não tem empregabilidade. Não tem como", disse ao anunciar que os programas Prouni e Fies serão reeditados. Ribeiro, no entanto, não detalhou quais mudanças podem ser esperadas para 2022.