Restaurante dá abrigo, alimentação e wi-fi à vítimas do litoral norte de SP e viraliza nas redes sociais
Caso repercutiu nas redes sociais, após pai de uma vítima agradecer o acolhimento dado a filha

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Restaurante Pimenta Rosa, localizado em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, viralizou nas redes sociais após um pai de uma turista escrever um texto de agradecimento aos donos por terem dado acolhimento, alimentação e até senha do wi-fi tanto para a filha dele, quanto para outros moradores da região que ficaram desabrigados depois do desastre causado pelas fortes chuvas, que deixou 57 mortos e mais de 4 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas.
"Os donos desse restaurante serviram comidas de graça pra todos. Todo mundo que estava lá, sem distinção. Nos momentos mais difíceis, eles eram os únicos que tinham wi-fi. Pois é, deram a senha pra todo mundo que quisesse acessar a internet. O dono desse restaurante ao invés de ir embora, dormiu lá para que o sinal de wi-fi não desligasse", relatou Robson Oliveira em uma publicação no Facebook.
No texto, o pai da turista, que não teve o nome informado, ainda pontuou que os donos do Restaurante Pimenta Rosa não permitiram nem que as vítimas lavassem a louça, como forma de agradecimento pelo acolhimento a eles.
"Ela me disse que depois que almoçou e jantou de graça no restaurante, perguntou à chef: 'Posso lavar uma louça ou ajudar de alguma forma?' e a resposta foi 'Não'", escreveu Robson, que garantiu visitar o local em breve. "Vou visitar e cumprimentar todos pela gentileza e pelo caráter", concluiu.
O filho dos donos, Lucas Gabriel Abreu, de 20 anos, afirmou ao site Pequenas Empresas e Grandes Negócios que o estabelecimento deve ter recebido 400 pessoas somente no domingo (19 de fevereiro) dia que a tragédia ainda ocorria na região. Segundo ele, o restaurante comporta até 60 clientes.
"Minha mãe é muito hospitaleira, em casa e no trabalho. Nessa situação, é como se estivéssemos recebendo alguém na nossa casa, e não deixamos a visita lavar a louça. Nós estamos tentando acalmar a situação e acomodar as pessoas, dar comida e repouso digno", diz ele sobre sua mãe e fundadora do restaurante, Valdineia da Conceição, 50 anos. "Não queríamos esforço nem retribuição porque era um momento delicado, em que as pessoas tentavam se comunicar com suas famílias", afirma ele.
Com um vídeo publicado nas redes sociais, os donos do estabelecimento, Francisco e Val, gravaram um vídeo explicando a iniciativa. “Era o que a gente poderia fazer naquele momento, um momento tão trágico, tão difícil. Acolher a todos, todos que passaram aqui foram bem acolhidos. Em relação a cobrar comida… Não, não é da gente isso, a gente gosta de estar ajudando as pessoas e naquele momento era somente isso que a gente poderia fazer: acolher, dar a senha do wi-fi e muitos dormiram aqui, muitos foram acolhidos”, relata Val.
No texto da publicação, eles escrevem que nunca foi a intenção querer visibilidade e que tudo foi feito por amor ao próximo, que tem sofrido com as chuvas que atingiram a região. "Ao mesmo tempo estamos gratos porque gestos de amor e solidariedade tem alcançado muitos lugares e pessoas. Agradecemos a todos que estão doando, nossos funcionários que continuam somando com a gente e cada um que tem transmitido amor para nós", finalizou.
Por causa da repercussão, o Restaurante Pimenta Rosa, que antes tinha 1 mil seguidores na rede social, agora passa a contar com mais de 37 mil de pessoas que se comoveram com a história e decidiram acompanhar o sucesso do estabelecimento.