Retorno de Ronaldo ganha força no Bahia
Recuperado antes do previsto, goleiro volta a treinar em meio à lesão de Léo Vieira e à indefinição no setor defensivo do Tricolor.

Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Lesionado na oitava rodada do Campeonato Brasileiro, o goleiro Ronaldo pode voltar ao Bahia antes do prazo inicialmente previsto. O camisa 96 treinou normalmente com o elenco na última quarta-feira (27), no primeiro trabalho de preparação para o duelo contra o Botafogo, sábado (30), às 17h30, na Arena Fonte Nova. A movimentação aconteceu justamente em um momento delicado para o setor: Léo Vieira, seu substituto durante a recuperação, sofreu uma entorse no joelho na última segunda-feira (25), diante do Coritiba, e precisou deixar a partida ainda no primeiro tempo.
A previsão inicial era de que Ronaldo retornasse aos gramados apenas em junho. Mesmo recuperado, a tendência era de que ele só voltasse a atuar depois da paralisação do calendário para a Copa do Mundo. A evolução no tratamento da luxação no cotovelo direito, porém, acelerou o processo e recolocou o goleiro no radar da comissão técnica antes do esperado.
O contexto também aumenta a expectativa pelo retorno do titular. Contratado para assumir a meta tricolor durante a ausência de Ronaldo, Léo Vieira alternou bons momentos com dificuldades defensivas. Em 11 partidas pelo Bahia, o goleiro sofreu 17 gols. Ronaldo, por outro lado, foi vazado nove vezes em 14 jogos disputados na temporada.
Rogério Ceni ainda conta com João Paulo, que também não conseguiu se firmar como solução no setor. Emprestado pelo Santos, o goleiro pode fazer diante do Botafogo sua última partida vestindo a camisa do Bahia. Nas duas vezes em que entrou em campo pela Série A, substituindo os companheiros, sofreu sete gols. Já no Campeonato Baiano, onde foi mais utilizado, disputou seis partidas e sofreu oito gols.
A sequência de lesões e a instabilidade no gol fizeram crescer internamente e entre os torcedores a expectativa pela volta de Ronaldo. Recuperado antes do previsto, o goleiro reaparece como opção em um momento de pressão e incertezas para o sistema defensivo do Bahia.


