Reunião Copom: expectativas se dividem entre manutenção e elevação da Selic
Sexto encontro do ano começa nesta terça-feira (20)

Foto: Agência Brasil
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) faz a sexta reunião do ano, nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21), para definir o destino da taxa Selic, os juros básicos da economia brasileira. No momento, os analistas estão divididos entre manter a taxa em 13,75% ao ano ou fazer uma nova elevação, para 14% ao ano.
A decisão será divulgada ao fim do segundo dia do encontro. Se for confirmada a previsão de aumento, será a 13ª alta consecutiva da Selic neste ciclo de aperto monetário, o mais longo da história do Copom. O primeiro aumento da taxa aconteceu em março de 2021, quando ela estava na mínima de 2%. Depois disso, ela já subiu 11,75 pontos percentuais, o que é considerado o maior choque de juros desde 1999.
No último boletim Focus, os analistas de mercado acreditavam na manutenção da taxa até o fim do ano. No entanto, a alta de juros dos bancos centrais dos Estados Unidos e da Europa pode forçar o BC a fazer uma nova elevação. Em comunicado após a última reunião, no início de agosto, o Copom informou que os riscos de que a inflação fique acima das expectativas em prazos mais longos fez com que o BC optasse por não encerrar o ciclo de alta da Selic, na ocasião.


