RHAMAYANA lança single inspirado em Litieres Leite e no Universo Percusivo Baiano
Dia 5 de novembro a cantora lança mini-documentário e clipe

Foto: Foto: João Regis
A cantora e compositora RHAMAYANA lança nesta sexta-feira (24) o single "Começo, meio e começo", pelo selo Alá Comunicação. Inspirada no princípio filosófico africano da circularidade — a ideia de que não há fim, apenas movimento e continuidade —, a faixa é fruto do mestrado da cantora, tese em homenagem ao maestro Letieres Leite, criador do método Universo Percussivo Baiano (UPB).
O lançamento chega às plataformas digitais acompanhado de um minidocumentário sobre o processo criativo. Já o videoclipe oficial será lançado no dia 5 de novembro, às 20h, no canal de RHAMAYANA no YouTube.
Nos arranjos, RHAMAYANA reuniu três ex-alunos de Letieres e integrantes do coletivo Rumpilezzinho: Jordi Amorim (guitarra, violão e baixo), Alana Gabriela (percussões) e Lucas Decliê (flauta transversa). A música é construída sobre as claves do Daró e do Ijexá, destacando a sofisticação rítmica do método UPB.
A artista explica que as práticas corporais do método, como as rodas rítmicas criadas por Letieres, influenciaram diretamente sua performance em estúdio.
“Quando canto que não existe fim, eu canto também que Letieres segue vivo em seus alunos, na música, no coração de muita gente que, como eu, é tocada e se inspira pelo seu legado”, afirma RHAMAYANA.
O audiovisual, dirigido por Glauco Neves, apresenta um olhar sensível sobre o processo de criação da faixa e a influência duradoura de Letieres Leite na cena musical baiana.


