Rio de Janeiro investiga um caso suspeito de variante Ômicron
Suspeita é de mulher de 29 anos, que voltou de viagem à África do Sul no última dia 21

Foto: Reprodução/Banco de Imagens
De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS), um caso suspeito de variante Ômicron está sendo investigado na capital nesta quarta-feira (1º).
Uma mulher de 29 anos, que voltou de viagem à África do Sul no última dia 21, testou positivo para a Covid-19 em exame de rotina, mesmo assintomática.
Segundo a SMS, foram recolhidas amostras da paciente e encaminhadas à um exame de sequenciamento genético, para identificar se há a presença da variante Ômicron.
“Os contactantes da paciente também estão sendo monitorados, assim como seu companheiro de viagem, sem outros casos positivos até o momento”, afirmou nota da secretaria.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou o recebimento das amostras e deve processar o material a partir da técnica de RT-PCR para detecção do vírus. A partir disso, a depender do resultado, será feito o sequenciamento.
“Conforme protocolo do serviço de referência nacional em vírus respiratórios, o resultado da análise será encaminhado diretamente para as secretarias de Saúde local e estadual, com prazo de até cinco dias.", explicou a fundação em nota.