Rio de Janeiro registra terceiro caso de gripe aviária

Espécie infectada foi o trinta-réis-de-bando

[Rio de Janeiro registra terceiro caso de gripe aviária]

FOTO: Agência Brasil

O estado do Rio de Janeiro registrou o terceiro caso de ave silvestre contaminada com gripe aviária. O governo informou que desta vez, a especia infectada foi o trinta-réis-de-bando, encontrado na Ilha do Governadir na zona norte do Rio. 

O comunicado diz que o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fez a análise do material da ave que foi recolhida na terça-feira (23), por um profissional especializado. 

O governo estadual acrescentou que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) das secretarias de Estado de Saúde (SES-RJ) e municipal de Saúde do Rio de Janeiro está monitorando as três pessoas que atuaram no recolhimento do animal. “Até o momento, nenhuma delas apresenta sintoma gripal e, por isso, não foram colhidas amostras para exames”, apontou o comunicado.

Ainda em maio, outras duas aves silvestres da mesma espécie foram identificadas, com o vírus H5N1. “Elas foram encontradas em São João da Barra, no Norte Fluminense, e em Cabo Frio, na região dos Lagos”, completou o Executivo fluminense.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!