Rio de Janeiro terá ‘passaporte de vacinação’ a partir de setembro
Medida busca conter disseminação da variante Delta da Covid-19

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Os cariocas devem apresentar a partir de 1° de setembro um certificado de vacinação contra a Covid-19 para ter acesso a locais de lazer, incluindo academias de ginástica e pontos turísticos. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
A prefeitura também passará a exigir o comprovante de vacinação para a inclusão e manutenção de pessoas no programa de transferência de renda Cartão Família Carioca.
A medida busca conter a disseminação do coronavírus na cidade, principalmente da variante Delta, para proteger os vacinados e estimular a imunização ao criar dificuldades para quem não quer se vacinar. O estado e a capital tiveram um aumento significativo no índice registrado na última terça-feira, 24, em comparação com os números apresentados há 15 dias.
O estado fluminense teve 28,5% a mais de vítimas da doença, enquanto a cidade apresentou um crescimento ainda pior: 55,2%. A comprovação da vacinação poderá ser feita tanto com o aplicativo ConecteSUS quanto com o cartão de vacinação físico. Será exigida a comprovação de todas as doses já disponíveis para a faixa etária.