• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Rita Assemany e Jorge Alencar protagonizam dois últimos episódios de “Quanto custa uma memória?

Rita Assemany e Jorge Alencar protagonizam dois últimos episódios de “Quanto custa uma memória?

Exibido gratuitamente no YouTube, projeto parte dos marcos inesquecíveis da carreira dos artistas convidados

Por Michel Telles
Ás

Rita Assemany e Jorge Alencar protagonizam dois últimos episódios de “Quanto custa uma memória?

Foto: Sora Maia

Qual obra você considera a mais emblemática da sua carreira? A partir desta pergunta, direcionada a artistas de diferentes contextos do teatro baiano, o trabalho cênico-audiovisual “Quanto custa uma memória?” revive memórias e espetáculos da trajetória dos convidados. Depois de pôr no ar episódios com Paulo Henrique Alcântara e Lelo Filho, o projeto se conclui nesta próxima semana com as participações de Rita Assemany, no dia 5 de abril (segunda-feira), e Jorge Alencar, no dia 8 (quinta-feira). Os atores Leandro Santolli e Danilo Cairo, que também assinam roteiro, se unem às atrizes Marcia Andrade e Véu Pessoa para reencenar estas histórias, em vídeos que também apresentam cenas das conversas com os homenageados e do processo criativo. Os episódios são lançados no canal de YouTube do projeto (http://bit.ly/canalqcum), sempre às 19h.

“Nosso propósito foi de que os vídeos-espetáculos fossem inteiramente construídos a partir de uma relação ativa, em diálogo real com os artistas convidados. Uma dramaturgia que surge de memórias vivas e da importância da história do nosso teatro. Afinal de contas, quanto custa uma memória?”, resume Leandro Santolli, que ainda responde pela direção geral do projeto. “O teatro da Bahia é reconhecido pelos seus grandes nomes e criações. Um legado que foi e continua sendo criado, mesmo em tempos difíceis. Nós quisemos resgatar parte deste patrimônio não apenas como pesquisa, mas como fonte de inspiração e de emoção para uma experiência prática, revivida como obra, revisitada junto com os nossos próprios convidados, ampliando os seus significados e registrando a força de suas existências”, completa ele.

Se as obras foram tão significativas para os artistas, o que elas podem reverberar para o público hoje? Enquanto a saudade dos teatros é um sentimento que se faz obrigatório, como saciar esta falta? “Quanto custa uma memória?” chega para lembrar que história se escreve no presente, que as artes cênicas da Bahia resistem e persistem no tempo e que suas trajetórias merecem toda reverência.

O projeto “Quanto custa uma memória? História viva do teatro na Bahia” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

EPISÓDIO 3: Rita Assemany

A atriz e diretora Rita Assemany, de seus 40 anos de carreira e interpretações premiadas em teatro e cinema, rememora duas obras, ambas de sua grande parceira Aninha Franco: “Dendê e dengo” (1990), que percorre a história da Bahia, e a comédia dramática “Oficina condensada” (1992), um dos maiores sucesso do teatro baiano, que permaneceu em trajetória durante uma década.

EPISÓDIO 4: Jorge Alencar

Criador multilinguagem, Jorge Alencar é diretor do mais recente Melhor Espetáculo do Prêmio Braskem de Teatro – “Vermelho Melodrama” (2019) – e membro-fundador da Dimenti Produções Culturais. De seu repertório, ele aponta “Um corpo que causa”, estreado em 2011, em que assina direção e performance: um ato coreomusical, misto de cabaret, palestra e karaokê, que ativa questões sobre sexualidades.

Quanto custa uma memória?

História viva do teatro na Bahia

Direção geral: Leandro Santolli

Direção de produção: Danilo Cairo

Direção de audiovisual: Igor Albergaria

Codireção de audiovisual: Bruno Ruas

Direção de fotografia: Ícaro Cerqueira

Roteiro: Leandro Santolli e Danilo Cairo

Convidados: Jorge Alencar, Lelo Filho, Paulo Henrique Alcântara e Rita Assemany

Elenco: Danilo Cairo, Leandro Santolli, Marcia Andrade e Véu Pessoa

Iluminação: Maria Carla

Figurino: Giovana Boliveira

Edição: Bruno Ruas

Assessoria de comunicação: Marcatexto

Design: Anderson Falcão (AF Design)

www.instagram.com/memoriavivabahia

Programação

Episódio 3: Rita Assemany

Estreia: 5 de abril (segunda-feira), 19h              

Episódio 4: Jorge Alencar

Estreia: 8 de abril (quinta-feira), 19h

Exibição gratuita pelo YouTube: http://bit.ly/canalqcum

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário