Ritmo de vacinação contra Covid-19 registra queda no Brasil no mês de maio
Pará é o estado que mais reduziu aplicação das doses

Foto: Reprodução/BBC
O ritmo de vacinação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Brasil caiu 17% na última semana, segundo dados das secretarias de Saúde coletados pelo consórcio de veículos de imprensa. No caso da aplicação de segunda dose, a queda corresponde a 23%.
Entre o dia 13 e 19, foram vacinadas com a primeira dose cerca de 453 mil brasileiros por dia. O número é quase 90 mil doses menor que o registrado na semana anterior. Já quanto à segunda dose, houve uma redução de média de 53 mil aplicações no mesmo período. A média era de 179 mil vacinados na última semana, contra 231 mil na semana anterior.
Entre os Estados brasileiros, o que mais reduziu a aplicação dos imunizantes foi o Pará, onde o ritmo caiu 88% no período. Até ontem (20), 21,4% dos paraenses adultos haviam recebido a primeira dose, o que equivale a aproximadamente 1,3 milhão de pessoas.
Por outro lado, o Espírito Santo aumentou a aplicação da primeira dose em 91% durante o período estudado. Esse foi o Estado com maior crescimento.
Em todo o Brasil, mais de 40 milhões de pessoas receberam a primeira dose (cerca de 25% dos maiores de 18 anos), e mais de 20 milhões foram contempladas com a segunda (13%).
Nesta sexta-feira (21), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que produz a vacina da AstraZeneca/Oxford, realiza uma nova entrega de 5,3 milhões de unidades ao Ministério da Saúde. O total de doses repassadas deve atingir 40,2 milhões.
Em nota a Folha de S.Paulo, a pasta da Saúde não detalhou sobre se pretende realizar ações para tornar o processo de aplicação da vacina mais rápido. No comunicado, disse apenas que esse ritmo é crescente e que ainda neste mês deve atingir mais de 30 milhões de doses repassadas às unidades federativas. O que, segundo eles, é o suficiente para vacinar 1 milhão de pessoas por dia.


