RM de Salvador registra 3ª inflação mais baixa do país, com 0,83% em fevereiro
Apesar da desaceleração, resultado é considerado o maior para o mês desde 2016

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A Região Metropolitana de Salvador (RMS) registrou a terceira inflação mais baixa do país, com 0,83% em fevereiro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar da terceira desaceleração seguida, o índice foi considerado a maior inflação para um mês de fevereiro desde 2016, quando havia ficado em 1,41%.
No âmbito nacional, a RMS ficou com a terceira menor inflação entre as 16 áreas pesquisadas pelo IBGE. Além da localidade baiana, os outros dois foram contabilizados nas regiões metropolitanas de Porto Alegre/RS (0,43%) e Fortaleza/CE (0,77%).
Já entre as regiões em que a inflação de fevereiro ficou mais alta, está o município de São Luís/MA (1,33%) e nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro/RJ (1,32%) e Curitiba/PR (1,28%).
Com esse resultado, o IPCA na RMS acumula alta de 1,70% nos dois primeiros meses de 2022. O percentual está acima do índice nacional (1,56%), mas é apenas o sétimo mais elevado entre os 16 locais pesquisados.
Aumento nos preços dos alimentos puxou inflação da RMS
A conclusão da inflação na RMS foi feita com base nos aumentos nos preços médios em oito dos nove grupos de produtos e serviços do IPCA. O maior veio da educação (5,71%), seguida do grupo vestuário (1,78%) e alimentação e bebidas (1,54%).
O único grupo que não registrou alta foi habitação (-0,83%), influenciado fortemente pelo recuo na energia elétrica (-5,19%).