Rodrigo Pacheco diz que pedido de impeachment de Moraes terá 'análise técnica'
Presidente do Senado defende que decisão seja tomada juridicamente

Foto: Agência Brasil
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta segunda-feira (23), em entrevista à Record TV, que a decisão sobre o pedido feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, será tomada de "forma técnica".
Na ocasião, Pacheco disse que essas "manifestações políticas precisam ser ouvidas”. Para ele, “todas as manifestações são muito bem-vindas, devem ser consideradas, mas é uma decisão da presidência do Senado que deve se ater a um aspecto jurídico".
O pedido de impeachment do ministro foi encaminhado ao Senado na semana passada pelo presidente sob a argumentação de que Moraes extrapola as atribuições como ministro em decisões como a da prisão do ex-deputado e presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson.
No último sábado (21), ex-ministros da Justiça enviaram a Pacheco um manifesto pedindo que ele rejeite o pedido apresentado por Bolsonaro. Para os ex-ministros dos governos de Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer, a ação é inepta e não há sinal de crime de responsabilidade que justifique uma eventual destituição de Moraes.
"Embora sejam consideradas essas manifestações e vi que houve manifestações de ex-ministros da Justiça, de partidos políticos, a opinião pública de modo geral também exige muita responsabilidade nesse momento para poder preservar a pacificação no Brasil", disse Pacheco.