Rosa Weber manda o governo Bolsonaro voltar a bancar leitos de UTI no RS
De acordo com o documento da PGE, a União interrompeu, até fevereiro, o custeio de 576 leitos

Foto: Agência Brasil
A ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, atendeu o pedido da Procuradoria-Geral do Estado e mandou o governo federal retomar o custeio dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19, no Rio Grande do Sul.
“A União adota tal conduta omissiva no pior dos momentos possíveis, qual seja, de notório recrudescimento dos números de infecções, internações e mortes pela COVID-19 (…), revelando que o número de leitos livres já se encontra atualmente esgotado e com fila de espera”, diz trecho da ação cível.
De acordo com o documento da PGE, a União interrompeu, até fevereiro, o custeio de 576 leitos. Neste momento, de acordo com o órgão, o Rio Grande do Sul tem 208 leitos financiados pelo Ministério da Saúde e requer a habilitação de outros 359.
O governo do Rio Grande do Sul, sob a gestão de Eduardo Leite (PSDB), afirmou que a postura da gestão Bolsonaro gera “graves dificuldades e riscos ao sistema de saúde local, especialmente no momento de recrudescimento dos números de contágios, internações e mortes decorrentes da Covid-19”.


