Rui Costa afirma que 300 mil doses da Sputnik V chegam à Bahia no início de julho
Governo vai decidir ainda hoje quais dos municípios baianos serão contemplados

Foto: Reprodução/G1
Em entrevista ao Jornal da Manhã, na TV Bahia, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que após reunião entre o Fundo russo e governadores do nordeste, foi garantida a chegada dos imunizantes Sputnik V à Bahia no início de julho. Salvador fica de fora da primeira fase do uso da vacina russa na Bahia.
“Para atender as determinações da Anvisa, nós vamos concentrar essas vacinas em torno de cinco município que serão definidos hoje (16), no público entre 18 e 60 anos. A ideia é vacinar 100% das pessoas destes municípios e com isso nós teríamos um efeito demonstração para apresentar tanto à Anvisa, ao país e ao mundo o resultado positivo da vacina”, disse Rui Costa.
De acordo com o gestor do executivo baiano, serão escolhidos municípios que apresente uma logística eficiente na vacinação.
“Vamos pegar cidades sem muita distância de Salvador que nós precisamos fazer esse monitoramento. A Anvisa pediu que centros de pesquisas acompanhem o processo de vacinação. Devemos optar por cidades em média em torno de 50 mil habitantes. O objetivo é a possibilidade de aplicarmos de uma vez só em um prazo curto, aplicar para 100% da população, e nós teríamos em duas, três, quatro semanas seguintes, os resultados para apresentar a Anvisa. Uma vacinação em massa e que com isso vamos livrar essas cidades do contágio e das mortes pela Covid-19”, explicou o governador.
O governador da Bahia informou ainda que assim que sair o resultado da primeira dose nos municípios, irá fazer o pedido à Anvisa do lote de 10 milhões de imunizantes Sputnik V que a Bahia tem direito.
“Sucessíveis estudos têm apontado que esta é a vacina que tem a maior eficácia, acima de 94%, e nós comprovaremos isso com essa primeira aplicação das 300 mil doses”, frisou Rui Costa.
Rui Costa alertou para a importância de tomar a segunda dose da vacina e lamentou o crescimento do número de casos da doença no estado. Segundo ele, a taxa de ocupação nos leitos resiste a cair.
O governador lembrou ainda da importância da população continuar fazendo o uso das máscaras de proteção.


