Rui Costa anuncia desativação de leitos de UTI exclusivos para covid-19

A decisão foi baseada na redução das taxas de ocupação nos leitos, que atualmente está em 38%

[Rui Costa anuncia desativação de leitos de UTI exclusivos para covid-19]

FOTO: Divulgação | GOVBA

O governador Rui Costa (PT) anunciou nesta terça-feira (15), a desativação de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltadas para o tratamento exclusivo de pacientes com a covid-19 da capital baiana. A decisão foi tomada devido a diminuição nas taxas de ocupação das unidades em Salvador. 

Segundo últimos dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a capital baiana registra apenas 38% da ocupação de leitos de UTI e tem disponível 692 leitos. A cidade já registra 81.114 infectados desde o início da pandemia e 2.447 mortes pela covid-19.

Os hospitais que terão os leitos desativados são: Ernesto Simões, Arena Fonte Nova, Santa Clara, Riverside, Colégio Nobel, Couto Maia e Alayde Costa.

No Ernesto Simões, a partir desta semana, os leitos adicionais serão mantidos. A unidade irá funcionar com 55 leitos de UTI e mais 100 leitos clínicos. Já na Fonte Nova, a quantidade total de leitos será reduzida de 80 para 50 leitos de UTI e de 100 para 30 em enfermaria.

O Hospital Santa Clara, gerido pelo Governo do Estado, terá os nove leitos de UTI desativados e irá funcionar apenas como hospital de retaguarda para leitos clínicos. Já o Riverside será desativado totalmente e irá passar por reformas. Ele será reaberto no próximo ano e será voltado para cuidados prolongados.

De acordo com Rui, a desativação dos leitos não significa que os equipamentos não poderão voltar a ser utilizados e citou uma possível segunda onda de casos da covid-19 em Salvador.

"Toda a infraestrutura e equipamentos estarão disponíveis para, se for necessário, reativar os leitos", disse o governador.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!