• Home/
  • Notícias/
  • Eleições /
  • Vídeo: Rui Costa critica mudança de autodeclaração racial de ACM Neto e Coronel: “Esquisito”

Vídeo: Rui Costa critica mudança de autodeclaração racial de ACM Neto e Coronel: “Esquisito”

Para o petista, adversários mudam a cor da pele por estratégia eleitoral

Por Ane Catarine Lima, Glaucia Campos
Às

Atualizado
Vídeo: Rui Costa critica mudança de autodeclaração racial de ACM Neto e Coronel: “Esquisito”

Foto: Divulgação

Sem citar diretamente os opositores ACM Neto (União Brasil) e Angelo Coronel (Republicanos), o pré-candidato ao Senado, Rui Costa (PT), afirmou nesta sexta-feira (31) que considera “esquisito” o fato de políticos alterarem a cor declarada à Justiça Eleitoral a cada eleição.

ACM Neto, candidato ao governo da Bahia, mudou a autodeclaração de pardo nas eleições de 2022 para branco neste ano. Já Angelo Coronel, candidato ao Senado, declarou-se branco nos pleitos de 2014 e 2018 e passou a se declarar pardo nas eleições de 2026.

“Não sei como as pessoas mudam de cor, né? Quem era negro ou pardo, ficou branco. E quem era branco, ficou pardo. Não sei como alguém pode mudar a cor da pele de acordo com a eleição. É esquisito isso”, afirmou.

Rui disse ainda que desde que iniciou a vida política se declara pardo à Justiça Eleitoral e que os adversários usam a questão racial como estratégia eleitoral.

“Virou estratégia. Eu estou com a mesma cor desde que nasci. A cor que está na minha certidão de nascimento é a que eu declaro até hoje”, concluiu o petista.

As declarações foram feitas durante a convenção estadual do PT, que homologou as candidaturas do partido para as eleições de outubro.

Confira o vídeo abaixo

 

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário