Rui Costa e outros três governadores devem ser chamados a depor na CPI da Covid

Solicitação para depoimentos foi feita por vice-líder do governo no Congresso

[Rui Costa e outros três governadores devem ser chamados a depor na CPI da Covid]

FOTO: Reprodução/Jornal de Brasília

O governador da Bahia Rui Costa (PT) está na lista de pedidos de convocação para depoimento na CPI da Covid apresentada nesta nesta quarta-feira (28) pelo vice-líder do governo no Congresso, senador Marcos Rogério (DEM-RO). Além do petista, os também governadores  João Doria (PSDB-SP); Wilson Lima (PSC-AM) e Helder Barbalho (MDB-PA) também tiveram seus nomes sugeridos para convocação.

Os requerimentos terão de ser analisados pela comissão, criada para investigar ações e omissões do Governo Federal na pandemia e para fiscalizar a aplicação de recursos federais por estados e municípios. A conduta de governadores na pandemia não é alvo da comissão, e o regimento do Senado diz que não se admite CPI sobre matérias pertinentes aos estados.

Os requerimentos apresentados por Marcos Rogério têm todos quase o mesmo conteúdo. Nos documentos, o parlamentar altera basicamente o nome do governador que pretende convocar. Na justificativa, o governista apresenta  informações sobre a pandemia que, nas palavras dele, “sem sombra de dúvidas”, já se apresenta como “um dos maiores desafios para cidadãos, cientistas e governos de todo o mundo”.


Comentários