Rússia condena jogadora de basquete dos EUA a 9 anos de prisão
Brittney Griner, de 31 anos, é acusada de tráfico

Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Justiça da Rússia condenou nesta quinta-feira (4) a jogadora de basquete dos Estados Unidos Brittney Griner, de 31 anos, a 9 anos de prisão por posse de drogas e tráfico. No país, a pena máxima para este crime é fixada em 10 anos de prisão. De acordo com a corte russa, a condenada também terá que pagar uma multa de 1 milhão de rublos, aproximadamente US$16.400 (cerca de R$85.800).
Campeã olímpica, Brittney Griner foi presa em fevereiro no aeroporto de Moscou, após autoridades encontrarem óleo de haxixe, um derivado de maconha, dentro de sua bagagem. A atleta joga no Phoenix Mercury, da Associação Nacional de Basquetebol Feminino (WNBA), mas atuou no UMMC Ekaterinburg, da Rússia, durante o intervalo da temporada. A prisão ocorreu dias antes do início da guerra na Ucrânia.
Após a decisão do tribunal de Khimki, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden afirmou, em nota, que a condenação é “inaceitável” e que o governo americano “vai continuar trabalhando incansavelmente” para repatriar a jogadora.