Rússia lança ataque com mais de 300 drones e mísseis contra a Ucrânia
Zelensky cita ofensiva em Odessa e Sumy e agradece apoio internacional

Foto: Reprodução/X
A Rússia lançou um ataque massivo com mais de 300 drones contra a Ucrânia na madrugada deste sábado (19). A ofensiva compõe uma intensiva campanha de bombardeios promovida pelo exército russo que visa frustrar as esperanças de um avanço nos esforços pelo fim da guerra, que já se estende por mais de três anos. As informações são do Estadão.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky utilizou suas redes sociais para informar sobre o ataque. Ele detalhou que, além dos drones, a Rússia também disparou mais de 30 mísseis de cruzeiro contra o país vizinho. “Uma pessoa morreu quando as forças russas atacaram a cidade portuária de Odessa, sobre o Mar Negro, com mais de 20 drones e um míssil”, afirmou no Telegram o prefeito da cidade, Hennadii Trukhanov, que também informou o resgate de cinco pessoas que estavam em um edifício residencial que pegou fogo após ser atingido pelos ataques.
Ainda de acordo com Zelenski, outras seis pessoas ficaram feridas no ataque a Odessa, incluindo um menino. Já a infraestrutura da região nordeste de Sumy foi danificada criticamente.
O presidente ucraniano também agradeceu aos líderes internacionais “que entendem o quão importante é implementar rapidamente nossos acordos”, destinados a melhorar as capacidades de defesa da Ucrânia, incluindo a produção conjunta de armas, a fabricação de drones e o fornecimento de sistemas de defesa aérea.