Rússia lança 'Titanic nuclear' no Oceano Ártico

Ambientalistas alertam sobre o perigo do navio ao meio ambiente

Por Da Redação
Às

Rússia lança 'Titanic nuclear' no Oceano Ártico

Foto: Reprodução: Rede Globo

A Rússia lançou na sexta-feira (24) um navio no Oceano Ártico com um reator nuclear. O navio que já foi apelidado de 'Titanic nuclear', saiu da cidade de Murmansk, no noroeste da Rússia, para um trajeto de 3 mil Km até a Sibéria. 

Segundo os russos, a ideia do projeto é levar energia à região siberiana que possui poucos recursos enérgicos, assim como uma pequena população. A usina deve abastecer uma cidade portuária e plataformas de petróleo.

Os americanos estão chamando o navio de 'Chernobyl no gelo', uma alusão ao incidente que aconteceu nos anos 80 com a usina nuclear ucraniana.

Segundo ambientalistas o reator nuclear flutuante oferece danos à natureza. Em entrevista para a Deutsche Welle o especialista em energia nuclear do Greenpeace no leste da Europa, Jan Haverkamp, afirmou que os motivos são óbvios. 

"A usina nuclear flutuante vai operar perto da costa, em águas rasas. Ao contrário das afirmações sobre sua segurança, o casco chato no fundo e a falta de propulsão tornam a usina particularmente vulnerável a tsunamis e ciclones”, disse Haverkamp.

O diretor do projeto, o russo Dmitry Alekseenko, defendeu que o navio não oferece nenhum risco a natureza já que ele não utiliza carvão.

"Não pode haver contaminação por óleo. O combustível não é usado no meio ambiente. Tudo vai dentro do navio, nada vai fora", explicou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário