Alto custo de planos de saúde preocupa setor industrial

Benefício representa em média 13,1% da folha de pagamento da indústria brasileira

[Alto custo de planos de saúde preocupa setor industrial]

FOTO: Agência Brasil

Uma pesquisa inédita do Serviço Social da Indústria (SESI), realizada pela FSB Pesquisa, mostra que o plano de saúde, principal benefício oferecido pelas empresas a  empregados, representa 13,1% em média da folha de pagamento da indústria brasileira.

O levantamento mostrou também que o reajuste médio anual com o benefício tem sido de 10,1%, acima da inflação (IPCA), que fechou o ano de 2018 em 3,75%. No estudo, 61% das empresas informaram que não oferecem o benefício justamente por este motivo.

Das grandes e médias indústrias entrevistadas, 75% delas oferecem o benefício aos funcionários e 70% dos 37 milhões de brasileiros cobertos por convênios coletivos têm o benefício custeado por empresas industriais. O tema foi debatido, esta semana, no II Seminário Internacional SESI de Saúde Suplementar, em São Paulo.

Saúde e segurança

Para tentar reduzir o aumento dos custos e  manter a qualidade da cobertura, 56% das empresas ouvidas têm investido na gestão integrada do plano de saúde com as políticas de saúde e segurança no trabalho.

Com um banco de dados de saúde dos funcionários, as organizações têm conseguido mais resultado nas ações de promoção da saúde,  prevenção de doenças e redução de desperdícios e uso indiscriminado na utilização dos planos de saúde.

Co-participação

Outra alternativa para diminuir a pressão sobre os custos é a co-participação do próprio beneficiário. Das empresas pesquisadas que oferecem plano de saúde, 73% usam este modelo e rateiam as despesas com os funcionários, enquanto 24% são totalmente custeados pelas indústrias.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!