/

Home

/

Notícias

/

Tecnologia

/

Sabe como funciona um e-commerce? Confira sete dicas para fazer compras online

Notícias
Tecnologia

Sabe como funciona um e-commerce? Confira sete dicas para fazer compras online

Pedido no e-commerce registrou crescimento de 47% em abril

Por Da Redação
Sabe como funciona um e-commerce? Confira sete dicas para fazer compras online
Foto: Reprodução

O caminho de compras e vendas por e-commerce tornou-se o único meio possível para lojistas e clientes durante o período de isolamento social por causa do novo coronavírus. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com a empresa de soluções antifraude Konduto, os pedidos brasileiros registraram um crescimento de 47% em abril.

Com medidas de fechamento de estabelecimentos não essenciais para a população, as pessoas passaram a aderir às transações online. Mas a nova prática exige mais atenção do consumidor na hora de encher o carrinho virtual, porque com a alta procura de sites online, criminosos aproveitam para atrair vítimas a sites falsos e roubar dados do cartão de crédito. Confira como aproveitar as ofertas online com segurança:

1. Use sites e extensões para procurar os melhores preços

Comparadores como Zoom e Buscapé, por exemplo, permitem monitorar preços em diversas lojas virtuais e configurar alertas para quando o produto estiver abaixo de determinado valor. O consumidor também pode recorrer a serviços que oferecem cashback e cupons de desconto: é o caso do Méliuz e Cuponomia, que têm extensão para Google Chrome.

2. Verifique a reputação da loja

Antes de concluir qualquer compra, é fundamental pesquisar a reputação da loja. Uma das principais ferramentas para fazê-lo é o Reclame Aqui. O site, que registra reclamações de clientes e permite acompanhar as respostas da empresa às queixas, atribui uma nota a cada e-commerce e tem um selo para destacar as lojas com excelentes índices de atendimento.

3. Informe-se sobre os direitos do consumidor

Em caso de problemas com a loja após a compra do produto, é importante que o cliente saiba quais são os seus direitos. Entre as garantias asseguradas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) está o direito ao arrependimento, válido sempre que o produto for adquirido fora de um estabelecimento comercial.

4. Verifique a segurança do site

Para verificar se a loja é segura e preserva a segurança das informações, procure pelo ícone de cadeado na barra de endereços. A figura indica a presença do protocolo HTTPS, que protege as comunicações entre o site e o dispositivo com criptografia. Observe se o cadeado está presente também na página de check-out. Caso contrário, não insira suas informações pessoais e financeiras.

5. Observe as formas de pagamento

Desconfie de sites que não permitem pagar com cartão de crédito, mesmo que a página utilize o protocolo HTTPS. Isso porque, para gastar menos com infraestrutura, criminosos podem recorrer a golpes mais simples, que não envolvem roubo de dados bancários. Observe as opções de pagamento e dê preferência a e-commerces que aceitam plataformas de pagamento garantido, como PayPal.

6. Não salve os dados de pagamento

Consumidores que adotam esse hábito estão, na verdade, colocando suas finanças em risco. Isso porque mesmo as lojas mais confiáveis podem falhar em proteger os dados dos clientes e acabar expondo milhares de informações sensíveis online. Além do risco do vazamento de dados, há também a possibilidade de debitar compras indevidas.

7. Guarde os e-mails de confirmação

Guardar os e-mails de confirmação de compra é uma forma de se resguardar em caso de problemas com a loja. As mensagens têm efeito de prova, de forma que, se houver qualquer inconsistência entre o que foi prometido e o que foi cumprido pela empresa, o consumidor pode abrir uma reclamação no Procon e garantir o cumprimento dos seus direitos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102