Saiba como evitar o acesso de sites aos dados do dispositivo
Hackers buscam falhas no navegador que não foi corrigida

Foto: Reprodução
A princípio, um site na internet não pode fazer alterações em um computador. O navegador web permite que o site execute códigos, mas ele só faz alterações na própria página. E em casos de quebra dessa barreira, o usuário deve estar atento a um vulnerabilidade, ou seja, uma falha na segurança.
É a partir dessa vulnerabilidade que a invasão ocorre apenas com a visita, sem precisar de interação com a página ou realizar downloads. Os navegadores são softwares muito complexos e, por isso, erros acontecem e devem ser corrigidos o quanto antes.
O hacker tem acesso ao dispositivo ou rede caso ele veja a oportunidade de uma falha no navegador que não foi corrigida e, a partir disso, ele poderá modificar o sistema e instalar um programa de acesso remoto. Para isso, caberá ao antivírus detectar e bloquear a ação cibernética.
De acordo com o blog do Altieres Rohr, os ataques na web não são menos sofisticados e acontecem a partir de um download malicioso que tenta convencer os usuários a executar o programa, prometendo algum conteúdo ou vantagem.
"Portanto, tenha cuidado com downloads e mantenha seu navegador atualizado para bloquear a maioria dos demais ataques. E não se esqueça de pensar duas vezes antes de instalar uma extensão", sugere.