Saiba o que é WhatsApp Delta e conheça os recursos e riscos do APK
Modificações do WhatsApp prometem liberar recursos extras, mas seu uso traz riscos

Foto: Reprodução/Getty Images
O WhatsApp Delta é uma versão mofificada do WhatsApp oficial que promete liberar recursos extras no mensageiro original, mas o download é feito em lojas de terceiros ou em sites desconhecidos, o que pode trazer riscos. É importante destacar que o uso desse APK não-oficial pode interferir diretamente na conta do WhatsApp original. As informações são da TechTudo.
O que é o WhatsApp Delta?
O WhatsApp Delta é uma modificação não-oficial do WhatsApp — ou seja, é uma espécie de "clone" do mensageiro original, que oferece uma série de recursos extras para chamar a atenção de usuários. O APK foi inspirado em outra modificação não-oficial do mensageiro, o GB WhatsApp, que ficou conhecida também por disponibilizar novas funcionalidades no app de mensagens.
Com a versão modificada, usuários podem customizar e personalizar o WhatsApp, modificando as cores e fontes do tema padrão do mensageiro. O APK permite trocar até a cor do ícone do WhatsApp, e também aumenta os limites de tamanho para envios de fotos, áudios e vídeos pelo app.
No entanto, o download do WhatsApp Delta requer uma modificação de segurança no smartphone. Desse modo, usuários que optarem por baixar a versão não-oficial do mensageiro precisam permitir "instalar apps de fontes desconhecidas".
No entanto, o download do WhatsApp Delta requer uma modificação de segurança no smartphone. Desse modo, usuários que optarem por baixar a versão não-oficial do mensageiro precisam permitir "instalar apps de fontes desconhecidas".
Na prática, ao habilitar downloads de fontes desconhecidas, usuários podem facilitar a infecção de malwares ou vírus no dispositivo, o que pode levar a problemas mais graves, como golpes potenciais.
Quais os riscos?
Como o app não é oficial, a ferramenta pode fazer com que sua conta seja banida permanentemente do mensageiro, já que a modificação viola os termos de serviço do WhatsApp original. Além disso, a aplicação "clonada" fica hospedada em servidores de fora da Play Store e, por isso, não é possível determinar se é segura, já que não passa pelos critérios adotados pela loja oficial do Android.
Nesse sentido, os potenciais riscos de baixar APKs de fontes não-oficiais implicam em facilitar a infecção por vírus, malwares, spywares e adwares no celular. Isso porque, com a permissão cedida ao APK, brechas de segurança podem ser exploradas, e as aplicações podem vir acompanhadas dos softwares maliciosos.