/

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Saiba o que pode causa e como tratar gripe em cães e gatos

Notícias
Saúde

Saiba o que pode causa e como tratar gripe em cães e gatos

Segundo médica veterinária, os sintomas de gripe nos animais são semelhantes aos sinais clínicos em seres humanos

Por Da Redação
Saiba o que pode causa e como tratar gripe em cães e gatos
Foto: Pexels

O cuidado com os pets é parte da vida de qualquer tutor, que deve estar sempre atento aos sinais e comportamentos dos bichinhos. Entre as principais preocupações com a saúde, está a atenção aos sintomas respiratórios, que se manifestam mais frequentemente por meio de gripes e resfriados. As informações são da revista Glamour.

Gabrielle Miodutzki, médica veterinária da Fórmula Animal pontua a importância de estar sempre de olho no comportamento dos pets para evitar complicações maiores: "Por mais que seres humanos não possam contrair gripe de cães e gatos, é preciso tratar os bichinhos gripados para que não haja evolução para pneumonia, que é uma das complicações possíveis do não tratamento da gripe”, explica. 

Os sintomas de gripe em cães e gatos são extremamente semelhantes aos sinais clínicos apresentados por pessoas. Tosse, coriza, apatia e perda de apetite estão entre os principais indícios, mas o maior sinal que o pet pode dar ao seu tutor de que está doente é a mudança no comportamento. “A gripe se manifesta de forma diferente em cada animalzinho, mas é certo que ele terá alguma mudança no comportamento. Pode ser uma carência excessiva ou mesmo um isolamento incomum", afirma Gabrielle.

No entanto, somente o médico veterinário pode diagnosticar o ainal, e o fará por meio de uma análise dos sinais clínicos apresentados, conversa para entender a rotina do pet, exame clínico e exames complementares. 

E para prevenir esses tipos de doenças, é fundamental oferecer uma boa alimentação para manter o sistema imunológico do per fortalecido. Outra opção é a vacina, que está disponível no mercado; mas, para isso, é importante contar com a investigação do médico veterinário, que analisará a viabilidade dessa opção de acordo com o quadro clínico do animalzinho.

"Com uma alimentação balanceada, exercícios físicos, vacinação em dia e acompanhamento veterinário, o seu pet estará seguro da gripe. Contudo é fundamental que o tratamento seja feito por um veterinário. As ‘receitas milagrosas’ e caseiras encontradas na internet podem trazer riscos à saúde do seu animal”, enfatiza a veterinária Gabrielle Miodutzki.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102