Saiba o que pode e o que não pode ser feito no dia das eleições

Faltam 49 dias para as Eleições de 2022

[Saiba o que pode e o que não pode ser feito no dia das eleições]

FOTO: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em 49 dias acontece as Eleições Gerais de 2022, onde eleitores e eleitoras irão se dirigir às urnas eleitorais para registrar seu voto. Muitos irão votar pela primeira vez, e por isso é importante destacar o que pode e o que não pode ser feito no dia das eleições. 

Para começar, o mais importante é separar a documentação necessária para votar: o título eleitoral (físico ou digital) e um documento oficial com foto, que pode ser RG, CNH, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteiras emitidas por órgãos de classe, como da OAB, CREA, Cau, CFM, etc. 

No dia da votação, o eleitor pode manifestar apoio ao candidato desejado e suas convicções e ideologias políticas, de forma individual e silenciosa. É permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas, porém, é proibido promover aglomeração com pessoas uniformizadas ou portanto qualquer insígnias que identifique candidata ou candidato, partido, coligação ou federação. 

É proibido também abordar, aliciar ou tentar persuadir pessoas que estiverem indo votar, ou ainda distribuir brindes ou camisetas sob pena de cometer crime de boca de urna. 

Também é proibido levar para cabine de votação aparelho celular, walkie-talkie, radiotransmissores, câmeras fotográficas, filmadoras e nenhum tipo de aparelho tecnológico ou de telecomunicação, para que o voto sigiloso não seja comprometido.


Comentários