Saiba se lâmpada inteligente economiza energia

Confira outros detalhes do produto

Por Da Redação
Ás

Saiba se lâmpada inteligente economiza energia

Foto: Divulgação/Signify

Lâmpadas inteligentes são uma alternativa para deixar a cada conectada e economizar energia, segundo o TechTudo. Segundo o site, a dica é uma boa oportunidade para quem quer aliviar o bolso, sobretudo após a determinação da bandeira vermelha patamar 2 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Entre as marcas que prometem eficiência estão Bulbos smart de marcas como Philips Hue, Xiaomi, Intelbras, Positivo, i2Go, entre outras.

Modelos do tipo permitem desligar luzes acesas à distância, determinar horários para acioná-las e até ter uma ideia melhor de quanto tempo os dispositivos ficam ligados em casa. 

Outra característica do modelo é o sistema de iluminação, geralmente por LED, que é uma tecnologia mais eficiente frente às lâmpadas tradicionais de filamento de tungstênio ou mesmo fosforescentes. Além de serem mais eficientes em si, elas também permitem ajustes de intensidade.

Outro recurso que pode garantir um consumo mais consciente é a possibilidade de controlar os dispositivos de forma remota, ideal caso o usuário esqueça uma luz acesa, por exemplo. Também podem ser interessantes integrações a dispositivos IoT como sensores de movimento, presença ou abertura e fechamento, garantindo que a lâmpada desligue na hora certa.

Sobre o consumo de energia, ainda que desligada, o site HowToGeek mediu o consumo de lâmpadas smart. No caso de uma Philips Hue White, encontrada no Brasil, as aferições apontaram valores oscilando entre 0,0 Watts (consumo tão baixo que o medidor não consegue registrar) e 0,3 Watts. No nosso cálculo de consumo, iremos estimar um valor médio entre a mínima e a máxima, de 0,15 Watts.

Portanto, a lâmpada vai levar 6.600 horas para consumir 1 kWh de energia no modo desligado (ou 388 dias, mais de um ano, no nosso cenário de 17 horas de período de consumo sem emitir luz por dia). O custo do kWh varia de estado para estado, mas, na média calculada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o valor é de R$ 0,59 – isso ao longo de um ano. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário