Salvador amanhece o dia com fortes chuvas neste domingo (23)

Codesal aponta acúmulo maior que 50mm em algumas regiões da cidade

[Salvador amanhece o dia com fortes chuvas neste domingo (23)]

FOTO: Reprodução/Banco de Imagens

Salvador registrou fortes chuvas na manhã deste domingo (23). Segundo informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal), os acumulados de chuva chegaram até a 50mm.

Os maiores números foram registrados em Nova Esperança (50,2mm), CAB (47,4mm), Cajazeiras VIII (46,4mm), Nova Brasília (43,4 mm) e São Cristovão (41 mm).

A Codesal apontou que as chuvas são resultados da formação de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), provocando acumulo de chuvas em alguns bairros de Salvador que atingiram 50,2mm até as 9h30 deste domingo, segundo dados do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

O VCAN é uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, assim, o ar seco desses níveis mais altos descem para a superfície e podem causar precipitações. 

Durante as chuvas, foi registrado um deslizamento de terra na Av. Aliomar Baleeiro, sentido Av. 29 de Março, que atingiu uma das pistas da avenida. A Seman e a Transalvador foram ao local.

Além disso, outras nove solicitações foram registradas pela Codesal, sendo referentes a ameaça de deslizamento (01), árvore ameaçando cair (01), desabamento de muro (04), deslizamento de terra (01), infiltração (01) e ameaça de queda de poste (01).

"Temos equipes de plantão 24 horas prontas para atender as demandas da população feita pelo 199, referentes a ocorrências resultantes das chuvas", afirmou o coordenador de contingências da Codesal, Francisco Costa Júnior.

A previsão é que as chuvas se mantenham com intensidade fraca a moderada até quarta-feira (26). A partir da quinta-feira (27), o volume deve diminuir, mas os ventos úmidos vindos do oceano pode manter as chuvas até o dia 30. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!