Salvador confirma mais um caso de varíola dos macacos

Bahia tem 53 casos da doença; 39 diagnósticos positivos são na capital

Por Da Redação
Às

Salvador confirma mais um caso de varíola dos macacos

Foto: Harun Tulunay/ONU

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), mais um caso positivo de varíola dos macacos (Monkeypox) foi confirmada em Salvador nesta terça-feira (30). Na Bahia, já são 53 diagnósticos positivos para a doença, sendo 39 em Salvador;  2 em Lauro de Freitas; 2 em Santo Antônio de Jesus; 1 em Cairu; 1 em Conceição do Jacuípe; 1 em Feira de Santana; 1 em Ilhéus; 1 em Itabela; 1 em Juazeiro; 1 em Maracás; 1 em Mutuípe; 1 Teixeira de Freitas; e 1 em Xique-Xique. Além dos confirmados, há 140 casos suspeitos que aguardam diagnóstico laboratorial.

A varíola dos macacos é uma doença viral, transmitida, principalmente, através do contato direto pessoa a pessoa e exposição prolongada a gotículas e outras secreções respiratórias. A infecção também pode ocorrer no contato com objetos recentemente contaminados, como roupas, toalhas, roupas de cama, ou objetos como utensílios e pratos.

Os principais sintomas registrados são: erupções cutâneas, adenomegalia, febre, dores do corpo e de cabeça, calafrios e fraquezas. Todas as pessoas com sintomas compatíveis de varíola dos macacos devem procurar uma Unidade Básica de Saúde imediatamente e adotar as medidas de isolamento. O diagnóstico é realizado de forma laboratorial, por teste molecular ou sequenciamento genético.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário