Salvador conta com nova base descentralizada do Samu na Boca do Rio

Unidade foi entregue pelo prefeito Bruno Reis nesta terça-feira (21)

[Salvador conta com nova base descentralizada do Samu na Boca do Rio ]

FOTO: Divulgação/ SecomPMS

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), entregou uma nova base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na manhã desta terça-feira (21), no bairro da Boca do Rio. Segundo o gestor municipal, a unidade visa qualificar os serviços de saúde e dar mais celeridade aos atendimentos na capital. 

“Esta é a segunda base que entregamos no nosso governo. Chegamos agora a 14, mas queremos implantar pelo menos mais duas: uma no Cabula e outra na região do aeroporto. Agora, nós temos 62 ambulâncias disponíveis para a população. Nesta unidade, são 6. Esse serviço descentralizado permite a gente atender melhor toda cidade”, disse Bruno.

“Somente aqui serão atendidas um universo de 120 mil pessoas. Quando você espalha as bases do Samu por toda a cidade o tempo médio de atendimento reduz. Isso porque ganha tempo no deslocamento, então hoje é no máximo 30 minutos. Nós queremos reduzir ainda mais esse tempo. Às vezes, um minuto é crucial para salvar a vida de uma pessoa e o que nós estamos fazendo aqui é uma luta permanente para evitar mortes", completou. 

O local terá disponibilidade para abrigar seis ambulâncias de suporte básico, duas de suporte avançado (UTI Móvel), além de uma dupla de motolâncias visando beneficiar o tempo resposta das ocorrências de 30 comunidades da região, com cerca de 121 mil habitantes.

O titular da Secretaria da Saúde de Salvador, Décio Martins, destacou que a entrega faz parte de um conjunto de esforços para garantir maior tempo resposta nos atendimentos à população. “Essas bases são de suma importância no socorro à vida porque, com a descentralização, a expectativa é que o tempo de resposta, ou seja, o deslocamento da viatura, seja bem menor do que um deslocamento feito da central do Samu no Pau Miúdo, por exemplo”, afirmou.
 


Comentários