Salvador conta com nova base descentralizada do Samu na Boca do Rio

Unidade foi entregue pelo prefeito Bruno Reis nesta terça-feira (21)

Por Ane Catarine Lima
Ás

Salvador conta com nova base descentralizada do Samu na Boca do Rio

Foto: Divulgação/ SecomPMS

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), entregou uma nova base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na manhã desta terça-feira (21), no bairro da Boca do Rio. Segundo o gestor municipal, a unidade visa qualificar os serviços de saúde e dar mais celeridade aos atendimentos na capital. 

“Esta é a segunda base que entregamos no nosso governo. Chegamos agora a 14, mas queremos implantar pelo menos mais duas: uma no Cabula e outra na região do aeroporto. Agora, nós temos 62 ambulâncias disponíveis para a população. Nesta unidade, são 6. Esse serviço descentralizado permite a gente atender melhor toda cidade”, disse Bruno.

“Somente aqui serão atendidas um universo de 120 mil pessoas. Quando você espalha as bases do Samu por toda a cidade o tempo médio de atendimento reduz. Isso porque ganha tempo no deslocamento, então hoje é no máximo 30 minutos. Nós queremos reduzir ainda mais esse tempo. Às vezes, um minuto é crucial para salvar a vida de uma pessoa e o que nós estamos fazendo aqui é uma luta permanente para evitar mortes", completou. 

O local terá disponibilidade para abrigar seis ambulâncias de suporte básico, duas de suporte avançado (UTI Móvel), além de uma dupla de motolâncias visando beneficiar o tempo resposta das ocorrências de 30 comunidades da região, com cerca de 121 mil habitantes.

O titular da Secretaria da Saúde de Salvador, Décio Martins, destacou que a entrega faz parte de um conjunto de esforços para garantir maior tempo resposta nos atendimentos à população. “Essas bases são de suma importância no socorro à vida porque, com a descentralização, a expectativa é que o tempo de resposta, ou seja, o deslocamento da viatura, seja bem menor do que um deslocamento feito da central do Samu no Pau Miúdo, por exemplo”, afirmou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário