• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Salvador: menos de 3% das crianças de 3 a 5 anos foram vacinadas contra Covid-19

Salvador: menos de 3% das crianças de 3 a 5 anos foram vacinadas contra Covid-19

O processo de imunização deste grupo foi iniciado na última segunda-feira (18), mas teve baixa adesão

Por Da Redação
Ás

Salvador: menos de 3% das crianças de 3 a 5 anos foram vacinadas contra Covid-19

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador informou que menos de 3% das crianças de 3 a 5 anos foram vacinadas contra a Covid-19. O processo de imunização deste grupo foi iniciado na última segunda-feira (18), mas teve baixa adesão na primeira semana de estratégia.

De acordo com a SMS, 2.617 crianças foram vacinadas nos três primeiros dias de imunização, entre segunda e quarta (21). No entanto, era possível atender até seis mil por dia.

Falta de doses

O público total habilitado nessa faixa etária é de cerca de 94 mil pessoas. A estratégia voltada para elas, porém, enfrenta uma barreira: a falta de doses do imunizante utilizado para esse público, o Coronavac.

O problema se apresentou uma semana depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), liberou o uso do imunizante CoronaVac, para crianças de 3 a 5 anos.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), apenas 12,5% dos municípios baianos têm doses suficientes para vacinar as 410.459 crianças baianas entre 3 e 4 anos. A última vez que a Bahia recebeu doses de CoronaVac do Ministério da Saúde foi em fevereiro deste ano.

O Instituto Butantan, onde a CoronaVac é produzida, disse que vai importar o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), suficiente para a produção das doses de vacina. Mas aguarda a decisão do Ministério da Saúde para incorporar o imunizante ao Programa Nacional de Imunizações para que possa, assim, ser distribuída.

Na terça-feira (19), o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica com orientações para que os estados e municípios façam a gestão dos imunizantes. O objetivo é garantir a segunda dose com o intervalo de 28 dias, até que os estoques sejam restabelecidos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário