• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Salvador: missa e procissão marcam programação na homenagem ao padroeiro da capital

Salvador: missa e procissão marcam programação na homenagem ao padroeiro da capital

Os 336 anos da consagração de São Francisco Xavier ocorre na próxima terça-feira (10)

Por Da Redação
Às

Salvador: missa e procissão marcam programação na homenagem ao padroeiro da capital

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Salvador

A cidade de Salvador comemora 336 anos da consagração de São Francisco Xavier como padroeiro da cidade, na próxima terça-feira (10). O Cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil realizará uma missa na ocasião e uma procissão com o busto do santo sendo carregado por fiéis e autoridades políticas.  

Na programação, a Santa Missa está marcada para ocorrer às 18h, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador (Terreiro de Jesus, Centro Histórico) e a procissão está marcada para às 17h30, saindo da Igreja Nossa Senhora da Ajuda (Rua da Ajuda, Centro Histórico) e seguindo até a Catedral.

No dia 3 de dezembro é celebrada a festa São Francisco Xavier, segundo o calendário litúrgico católico. No entanto, o dia 10 de maio marca a data em que São Francisco Xavier foi proclamando padroeiro da capital baiana.

O pároco da Catedral, padre José Abel Pinheiro, explica que a a consagração do santo como padroeiro da cidade aconteceu após pedidos dos padres jesuítas e da população soteropolitana para que São Francisco Xavier protegesse a cidade.

"A população foi assolada, duas vezes, pela peste, uma em 1686 pela febre amarela e a outra, pela varíola. Após uma procissão rogando para que o santo protegesse nossa cidade, o povo foi agraciado com o fim dos casos da doença. Empolgada, a população pediu à Câmara que pedisse ao Vaticano que consagrasse São Francisco Xavier como patrono da cidade. O pedido foi concedido", relatou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário