Salvador recebe o maior evento de acústica do Nordeste!

VII Simpósio de Acústica vai reunir profissionais de todo o Brasil agora em abril

[Salvador recebe o maior evento de acústica do Nordeste! ]

FOTO: Divulgação

Dia 24 de abril é o Dia Internacional da Conscientização sobre Ruído. Em Salvador, a data vai ser lembrada no dia 25 de abril quando acontece o VII Simpósio de Acústica da Sociedade Brasileira de Acústica – Regional Nordeste (Sobrac NE). É a primeira vez que a capital baiana vai sediar esse encontro que reúne arquitetos, engenheiros e gestores públicos do país inteiro. “É o maior evento de acústica do Nordeste”, salienta a arquiteta Débora Barretto, organizadora local do evento.

Com palestras e mesas redondas, o encontro abordará a relação entre Acústica & Cidade, no turno da manhã, e Acústica & Arquitetura, no turno da tarde. Participam do encontro profissionais de estados nordestinos como Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, além do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pará. O simpósio será realizado na sede do Sinduscon (rua Minas Gerais, 436, Pituba).

Atualmente, o tratamento acústico de ambientes é dos temas mais relevantes. Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que 10% da população está exposta a níveis de pressão sonora que potencialmente podem causar perda auditiva induzida por ruído. “A Sobrac têm buscado conscientizar a sociedade de que ambientes acusticamente adequados impactam positivamente na saúde e na qualidade de vida das pessoas”, afirma Ítalo César Montalvão Guedes, coordenador geral da Sobrac Nordeste.

O VII Simpósio contará, também, com uma exposição de materiais acústicos que estará aberta ao público. Mas para participar das palestras e mesas redondas é necessário inscrição prévia. Entre os temas a serem debatidos estão: Cidade e paisagem sonora cultural; O que fazer com o ruído urbano nas áreas habitadas; Vivenciando o ruído hospitalar.

Carta pública contra PL 5100/2019

O presidente nacional da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), Krisdany Cavalcante, vem a Salvador participar do simpósio e será o mediador da mesa que vai debater o tema Acústica e Cidade. Durante o simpósio, a Sobrac vai lançar uma carta pública contrária à aprovação do Projeto de Lei 5100/2019, que está tramitando no Senado e prevê o aumento dos limites de níveis sonoros, emitidos por templos e igrejas, em ambientes urbanos diversos.

“O aumento dos níveis de poluição sonora representa um retrocesso e pode afetar, principalmente, a saúde de crianças e idosos. Além disso, provoca desvalorização imobiliária e um aumento do custo da construção civil. Por isso, a Sobrac é totalmente contrária a essa mudança”, explica Cavalcante.

Serviço:

O que: VII Simpósio de Acústica da Sociedade Brasileira de Acústica –

Regional Nordeste (Sobrac NE).

Quando: dia 25 de abril de 2024.

Onde: sede do Sinduscon (rua Minas Gerais, 436, Pituba).

Inscrições: https://www.even3.com.br/simposiosobrac-ne/

Programação:

TURNO MANHÃ: ACÚSTICA E CIDADE

. Cidade e paisagem sonora cultural

. O que fazer com o ruído urbano nas áreas habitadas? Norma, medição e avaliação

. Cidade, mapa acústico e a norma de desempenho

. Coffee Break

. Mesa Redonda Acústica e Cidade

TURNO TARDE: ACÚSTICA E ARQUITETURA

. Acústica virtual para experiência imersiva em projetos

. Vivenciando o ruído hospitalar

. Edificações residenciais do Nordeste e a Norma de Desempenho nos último 10 anos

. Coffee Break

. Mesa Redonda Acústica e Arquitetura

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!