Salvador tem a maior queda no preço de imóveis, em maio

As maiores altas no país foram registradas em Maceió, Campo Grande e Manaus

Às

Salvador tem a maior queda no preço de imóveis, em maio

Foto: Reprodução

A capital baiana registrou em maio a maior queda de preços de imóveis residenciais para venda (-0,63%) entre as 16 capitais do país monitoradas pelo FipeZap, indicador que faz o acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do mercado imobiliário brasileiro.

A corretora de imóveis Hilda Prazeres tem a mesma percepção da pesquisa e atribui essa baixa nos preços em Salvador à crise econômica, que se arrasta nos últimos anos no Brasil. “Os preços baixaram mesmo aqui. É a situação do país”, confirmou. Segundo a profissional, mesmo com a queda nos preços, o consumidor continua bem cauteloso para adquirir imóveis. “O pessoal está sem dinheiro e prefere alugar”, revelou.

No entanto, dados da  Câmara Brasileira da Indústria da Contrução (Cbic) mostram que no primeiro trimestre, apesar da economia estagnada, o mercado imobiliário ampliou em 4,2% os lançamentos e registrou um crescimento de 10% na venda de imóveis. 

O número é positivo, porém, segundo o presidente da entidade, José Carlos Martins, a expectativa era crescer 15%. “As construtoras esperavam que, passadas as incertezas de 2018, a agenda de reformas seria tocada com prioridade, a economia embalaria e o primeiro trimestre seria melhor”, disse.

Além de Salvador, os recuos registrados em Fortaleza (-0,56%) e Goiânia (-0,54%) chamaram a atenção. As maiores altas de preços foram em Maceió (0,74%), Campo Grande (0,55%) e Manaus (0,45%).

Brasil - No mesmo período, os preços tiveram queda nominal de 0,06%, depois de cinco altas seguidas. Nos cinco primeiros meses do ano, o preço médio de vendas dos imóveis residenciais registrou queda real de 1,98%. O dado considera a alta nominal de 0,32%, descontando a inflação de 2,35% do período.

No acumulado do ano, apenas três capitais apresentaram alta real de preços, ou seja, acima da inflação de 2,35%: Manaus (4,16%), Brasília (+3,64%) e Florianópolis (+2,59%). As maiores quedas foram em João Pessoa (-5,58%), Curitiba (-2,67%) e Recife (-1,43%). Salvador teve queda de 1,03%.

O indicador FipeZap é calculado mensalmente com base na coleta de anúncios de venda de imóveis residenciais. São aplicados métodos estatísticos e calculados os preços representativos de cada uma das cidades. As informações são agrupadas, acompanhadas ao longo do tempo e mensurada a evolução dos preços.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário