Salvador teve resultado positivo nas vendas de imóveis no primeiro trimestre de 2021
Número foi de 52%, ficando acima dos 31% registrado na Bahia

Foto: Agência Brasil
Se por um lado a pandemia gerou crise e insatisfação financeira para muitos empresários, o setor imobiliário teve um impulsionamento positivo em 2021. Só no primeiro trimestre, Salvador teve um crescimento de 52% na venda de imóveis, patamar esse que ficou acima dos números da Bahia, que fechou em 31%.
De acordo com dados divulgados pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI-BA), o resultado é considerado um dos melhores na última década e tem animado o setor.
A ADEMI-BA também analisou os financiamentos utilizados na capital baiana, que teve maior percentual, de 70%, na aquisição de imóveis por meio do programa federal 'Casa Verde e Amarela', que disponibiliza financiamento imobiliário para famílias de baixa renda. Já os imóveis comprados por meio de financiamento do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) foram menos expressivos, com 30%.
Já em comparação com janeiro a março do ano passado, os imóveis adquiridos via SBPE fecharam em 28% das unidades vendidas, o que indica que o financiamento teve alta em 2021. Já o segmento Casa Verde e Amarela pontuou 72% das vendas, indicando uma redução neste ano.
Em toda a Bahia, no primeiro trimestre de 2020 e 2021, as vendas por meio de financiamento com caderneta de poupança foi de apenas 18%, enquanto a compra por meio do programa federal foi de expressivos 82%.