São Paulo detecta 3º caso da subvariante da Ômicron no município

Primeiro caso da BA.2 foi identificado no começo do mês

Por Da Redação
Ás

São Paulo detecta 3º caso da subvariante da Ômicron no município

Foto: Reprodução/Banco de Imagens

O município de São Paulo confirmou neste domingo (20) o terceiro caso da sub-linhagem BA.2 da variante Ômicron, da Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o infectado foi um homem de 45 anos, que vive em Ferraz de Vasconcelos, região metropolitana, e foi atendido na capital.

O paciente está vacinado com três doses da vacina contra a covid-19, e apresentou apenas sintomas leves. A pasta aponta que os primeiros sinais da doença se manifestaram no dia 30 de janeiro e ele apresentou bom estado de saúde durante a quarentena.

O primeiro caso de BA.2 foi detectado no município no dia 7 de fevereiro, em um morador de Santo André, na região metropolitana, que usa o sistema de saúde da capital. Ele também apresentou sintomas leves da doença. 

Até o momento, não existem evidências relacionadas a nova linhagem que apontam mudanças na transmissibilidade, quadro clínico, gravidade ou resposta vacinal.

Sub-linhagem BA.2

Com o aumento de casos da Covid-19, após a variante Ômicron. A subvariante BA.2 surgiu como substituta da principal, a BA.1, sendo ainda mais contagiosa.

Conforme os vírus se transformam em novas variantes, eles se dividem ou se ramificam em sub-linhagens. A variante Delta é composta por 200 subvariantes diferentes.

Atualmente, a Ômicron possui as linhagens BA.1, BA.2, BA.3 e B.1.1.529. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a BA.1 corresponde pela maioria dos casos até o momento, sendo detectada em quase 99% das amostras de DNA viral submetidas ao banco de dados global GISAID.

A nova subvariante foi identificada nas Filipinas, Nepal, Catar, Índia, Dinamarca, Botsuana, Quênia, Malauí, Senegal, África do Sul, entre outros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário