Satélite Amazônia 1 opera normalmente e inicia envio de imagens, diz Inpe
Segundo o órgão, o equipamento foi lançado ao espaço na madrugada de domingo (28) e a operação segue como prevista

Foto: Reprodução/ TV Vanguarda
O Amazônia 1, primeiro satélite completamente brasileiro, opera normalmente e iniciou nesta quarta-feira (3) o envio das primeiras imagens ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo o órgão, o equipamento foi lançado ao espaço na madrugada de domingo (28) e a operação segue como prevista.
Em entrevista ao G1, o diretor do Inpe, Clézio di Nardin, afirmou que o satélite está em órbita sem apresentar nenhum problema. “Não é fato que ele está descontrolado. O lançamento do satélite foi um sucesso. Não há registro de qualquer intercorrência”. O esclarecimento foi feito após uma empresa de rastreamento de satélites indicar irregularidades de sinal do Amazônia 1.
Nesta quarta-feira (3), o satélite enviou as primeiras imagens ao Inpe. Apesar disso, o Amazônia 1 segue em fase de testes, que devem ser concluídos no dia 15 de março.
O equipamento que é o primeiro satélite completamente brasileiro, é um projeto de oito anos desenvolvido no Inpe, em São José dos Campos. O Amazônia 1 é o terceiro a formar o sistema Deter e vai auxiliar na observação e no monitoramento do desmatamento na região amazônica. Com 4 metros de comprimento e 640 kg, o Amazônia 1 vai ficar a 752 quilômetros acima da superfície da Terra em uma órbita entre os polos norte e sul e vai capturar imagens em alta resolução.