Saúde em dia: alimentação saudável e suplementação ajudam a prevenir doenças 

Existem diversos produtos saudáveis e saborosos que podem ser incluídos na rotina alimentar

[Saúde em dia: alimentação saudável e suplementação ajudam a prevenir doenças ]

FOTO: Ana Varjão

No mês em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, a importância da alimentação saudável e balanceada ganha ainda mais força. Escolher alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras, proteínas de baixa caloria, além da diminuição do consumo de açúcar é fundamental para o bom funcionamento do organismo, o que evita doenças e promove mais qualidade de vida. Porém, apesar disso, muitas pessoas enfrentam dificuldade em manter uma alimentação equilibrada.  

De acordo com Pedro Lisboa Pina, sócio da Palato Especiarias, referência em produtos naturais e óleos essenciais, isso se deve, em parte, à concepção equivocada de que um alimento, por ser saudável, não é saboroso. “Muitas pessoas têm a ideia de que algo saudável não pode ser gostoso, um pensamento bastante equivocado, afinal de contas, existe uma variedade de produtos mais saudáveis e que conquistam o paladar, como os chocolates ao leite 70% cacau, banana chips natural para quem não dispensa um doce, por exemplo, e que podem ser facilmente incluídos na rotina alimentar.”, afirma. 

Ainda segundo o empresário, conseguir se alimentar bem é uma questão de adaptação e de se permitir experimentar outras opções. “Manter uma alimentação balanceada requer foco para que se torne um hábito. Na Palato Especiarias, por exemplo, oferecemos opções diversas para todos os gostos e contamos com uma nutricionista em nossas lojas que dá toda a orientação e dicas ao cliente sobre a melhor forma de combinar os alimentos”, acrescenta. 

Pina lista os grãos e sementes, como linhaça, chia, aveia, as oleaginosas, além dos itens sem glúten e sem lactose como os mais procurados no dia a dia da loja.  

Suplementação como aliada 

Pedro Lisboa Pina reforça também a importância dos suplementos alimentares como forma de complementar a alimentação e repor eventuais deficiências nutricionais, além de contribuir para a prevenção de doenças, apesar de não substituírem os nutrientes dos alimentos. 

“Os suplementos alimentares são compostos de vitaminas, proteínas isoladas, materiais ou até mesmo alimentos naturais em pó e que proporcionam diversos benefícios para a saúde, seja ajudando na regulação dos nutrientes do corpo, retardando os efeitos do envelhecimento, além de auxiliar daqueles específicos para quem busca ganhar massa muscular ou quem tem dificuldade de ganhar peso, queimar calorias, regularizar e repor o sistema hormonal e muitos outros”, explica. 

Palato Especiarias é referência em produtos naturais, também em essências e óleos essenciais com lojas no bairro de Itapuã e em Simões Filho. Oferece mais de 1.000 produtos naturais, entre especiarias, oleoginosas, suplementos alimentares, temperos, itens para celíacos e sem lactose. 

 


Comentários