Se Trump tentasse o que fez no Capitólio aqui no Brasil, poderia ser preso, afirma Lula
Presidente brasileiro discursa em congresso da UNE e faz referência à invasão de apoiadores do republicano ao Congresso dos EUA

Foto: Ricardo Stuckert/PR e Isac Nóbrega/PR
O presidente Lula (PT) afirmou que, se a invasão de apoiadores do presidente norte-americano Donald Trump ao Capitólio (Congresso dos EUA), tivesse ocorrido no Brasil, o republicano "poderia ser preso". O petista discursou nesta quinta-feira (17) durante o congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia, e citou a referência à invasão de 2021.
"Se o Trump morasse no Brasil e ele tentasse fazer aqui o que ele fez no Capitólio, certamente ele também seria julgado e poderia ser preso", afirmou.
"É a primeira vez na história que nós (Brasil) temos três generais presos, e não estão presos à toa: estão presos porque queriam dar um golpe", detalhou Lula.
Na ocasião, o presidente se referiu ao processo penal sobre um suposto plano de golpe de Estado contra o resultado das Eleições de 2022, no qual coloca o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entre os réus. Até então, Walter Sousa Braga Netto e Mário Fernandes estão presos preventivamente.
Invasão ao Capitólio
Nos últimos dias do primeiro mandato, Trump discursou a apoiadores em Washington no dia 6 de janeiro de 2021 e repreendeu o então vice-presidente Mike Pence por não concordar com rejeitar os votos recebidos pelo então presidente eleito Joe Biden.
Com isso, os apoiadores inflamados do republicano invadiram o Capitólio, local onde ocorria o reconhecimento dos votos de Biden.
LEIA MAIS:
• Bolsonaro pode ser condenado a até 43 anos de prisão por suposta trama golpista após parecer da PGR
• Invasor do Capitólio é condenado à prisão perpétua nos EUA