Sebrae diz que metade dos microempreendedores está recebendo auxílio
Número superou expectativa de 3,6 milhões previstas pelo órgão

Foto: Reprodução/G1
Do total de brasileiros aprovados para receber o Auxílio Emergencial, cerca de 5,2 milhões são MEIs (microempreendedores individuais), de acordo com o levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O número corresponde a quase metade dos 10,7 milhões de trabalhadores registrados no país atualmente nesta categoria.
O número superou a estimativa inicial do Sebrae, que em abril avaliava que 3,6 milhões de MEIs deveriam se enquadrar nos critérios para receber a ajuda de ao menos R$ 600 do governo, e revela também o impacto da pandemia na renda dos trabalhadores que atuam como autônomos ou no chamado "empreendedorismo por necessidade".
Para o Sebrae, o aumento do desemprego e o crescimento do número de novos registros de MEI também ajudam a explicar o número elevado de microempreendedores no Auxílio Emergencial. "A busca de alguma alternativa formalizada é uma boa coisa, mas é uma opção também muito por necessidade. Provavelmente, mais por necessidade do que perspectiva de ter logo um trabalho a ser feito", avaliou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.