Seca na Amazônia pode dificultar envio de produtos da Black Friday; entenda
Falta de chuva prejudica transporte na Zona Franca de Manaus

Foto: Gato Júnior/Rede Amazônica
A seca nos rios da Amazônia está prejudicando o transporte de produtos da Zona Franca de Manaus para outras regiões do país. De acordo com informações da CNN, essa situação pode impactar os descontos da Black Friday deste ano.
Devido à estiagem, os níveis dos rios diminuíram significativamente, o que torna mais difícil o transporte de produtos, especialmente para embarcações de grande porte, como barcaças, que precisam movimentar mercadorias dentro e fora do polo.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), Rodrigo Bandeira, explicou à reportagem que existem alternativas de transporte que garantem o abastecimento das lojas para a Black Friday, como o rodoviário. Porém, o custo é mais elevado.
“A partir do momento que você tem uma questão como essa, você vai ter um problema que pode impactar outras empresas, como de transporte e logística, inclusive com demissões […] O varejo precisa de pessoas empregadas que consigam consumir para fazer a roda girar”, disse o especialista.
A Zona Franca de Manaus fabrica uma ampla gama de produtos, incluindo eletrodomésticos, veículos, motocicletas, TVs, celulares, bicicletas, aparelhos de ar-condicionado, computadores e muito mais. Muitos desses produtos são considerados os favoritos da Black Friday, que está marcada para o próximo dia 24 de novembro. Os produtos chamados “linha branca”, que incluem, principalmente, geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupas, devem ser os que terão menor oferta de descontos.