• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Secretaria de Saúde de Paulo Afonso contradiz dados divulgados pela Sesab sobre ocupação de leitos UTI Covid

Secretaria de Saúde de Paulo Afonso contradiz dados divulgados pela Sesab sobre ocupação de leitos UTI Covid

Prefeitura diz ao Farol da Bahia que números contabilizados pelo estado divergem da realidade do município

Por Da Redação
Às

Secretaria de Saúde de Paulo Afonso contradiz dados divulgados pela Sesab sobre ocupação de leitos UTI Covid

Foto: Getty Images

Em nota divulgada nesta terça-feira (20), a Secretaria de Saúde de Paulo Afonso contradiz os dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) referentes à ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de casos da Covid-19 no Hospital Municipal de Paulo Afonso. Na última segunda-feira (19), a Sesab afirmou que todos os dez leitos da unidade de saúde estão com 100% de ocupação. A secretaria de Paulo Afonso, entretanto, afirmou que o município possui uma taxa de ocupação de 71%.

Além disso, a pasta afirmou que são 14 leitos na unidade. Desses, dez leitos estão no Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA) e quatro na UPA Covid – Hospital de Urgência. A assessoria da prefeitura de Paulo Afonso reafirmou ao Farol da Bahia que a Sesab contabiliza números que divergem da realidade do município. “A taxa de ocupação difere da registrada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), porque a mesma só considera os dez leitos do HMPA, sem considerar os quatro da UPA Covid e, dessa forma, o percentual fica diferenciado”, diz trecho da nota. A  Sesab confirmou a informação ao Farol da Bahia: “No painel consta apenas leitos do Hospital Municipal de Paulo Afonso”. 

Veja a nota na íntegra: 

A Secretaria de Saúde de Paulo Afonso ressalta que o município possui uma taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid de 71%. Ao todo são 14 leitos para UTI, sendo dez no Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA) e quatro na UPA Covid – Hospital de Urgência. A taxa de ocupação difere da registrada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), porque a mesma só considera os dez leitos do HMPA, sem considerar os quatro da UPA Covid e, dessa forma, o percentual fica diferenciado.

Diariamente a Secretaria de Saúde divulga boletim com os casos Covid no município, bem como as taxas de ocupação dos seus leitos. Nesta segunda-feira (19), os quatro leitos da UPA Covid estavam livres, os dez da UTI HMPA ocupados, o que representa a taxa de 71% como afirmamos no início desta nota.  A Prefeitura de Paulo Afonso ressalta o compromisso na luta contra a Covid-19, reforçando que os últimos três dias têm registrado uma redução constante na ocupação desses leitos de UTI Covid.



 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário