Secretário de Saúde faz apelo para que as pessoas permaneçam em casa
Salvador é a cidade baiana com maior número de pacientes com coronavírus

Foto: Gilberto Jr/ Farol da Bahia
Em meio ao cenário de coronavírus na Bahia, o secretário municipal de Saúde em Salvador, Léo Prates, fez um apelo para que as pessoas não deixem de sair do isolamento social e permaneçam em casa.
Ao Jornal da Manhã, nesta sexta-feira (10), ele disse que a flexibilização da rotina da população pode ter efeitos grandiosos para o sistema público de saúde.
"Primeiro lugar, a gente está vendo um distanciamento entre o projetado e o que está acontecendo, me refiro antes das medidas de restrição. A gente acha que as medidas de restrição na Bahia estão tendo efeito na desaceleração no número de contagiados. O que nos preocupa é que as pessoas não estão, e estamos vendo cenas na imprensa, respeitando o isolamento social. Tudo o que for feito agora, aglomerações como a gente viu nos bancos, na Feira de São Joaquim, vai ter efeito em dez ou quinze dias. Tudo o que estamos fazendo agora vai ter efeito lá na frente, e a gente quer evitar que o sistema público de saúde entre em colapso. Precisamos que as pessoas fiquem em casa”, disse Léo Prates.
Salvador é a cidade baiana com o maior número de pessoas infectadas pela Covid-19, são mais de 300 casos confirmados. Para retardar o avanço da doença, a prefeitura determinou o fechamento de shoppings, a interdição de praias e a redução das linhas de transporte coletivo.
Atualmente, mais de 70 bairros de da capital baiana registram casos de coronavírus. Segundo a Secretaria de Saúde, o bairro que lidera o número de casos é a Pituba, com 27 moradores infectados pela Covid-19, seguido pelo Horto Florestal com 13 casos, além do Engenho Velho de Brotas e da Graça, ambos com 10 casos.